Infopat Community home page

Projeto de Integração de processamento digital de imagens em fotografias e sistema especialista para diagnóstico de doenças em plantas no Brasil. (Infopat)

O rápido diagnóstico de doenças em plantas de valor econômico é essencial para garantir a segurança alimentar e evitar prejuízos maiores decorrentes de seu alastramento.

Dois problemas principais podem impedir esse objetivo:

1) o monitoramento permanente de todas as plantas por pessoas capazes de detectar as enfermidades é, na maioria das vezes, inviável;

2) em muitos casos a pessoa que detecta os sintomas não possui conhecimentos suficientes para identificar sua causa.

Apesar de haver algumas soluções que exploram a tecnologia como um facilitador para um rápido diagnóstico, normalmente envolvendo uma base de dados de referência que pode ser consultada pelo usuário, o surgimento de sistemas com um maior grau de automação tem sido bastante lento, especialmente quando se considera a importância do problema.

Isto ocorre não por falta de interesse dos pesquisadores, mas sim por falta de uma base de dados suficientemente abrangente para permitir o desenvolvimento de métodos realmente robustos de diagnóstico.

Portanto, tão importante quanto o desenvolvimento da técnica em si, é a necessidade de se construir bases de dados que permitam uma completa validação dos métodos propostos.

O presente projeto visa complementar e estender os resultados de outro projeto atualmente em andamento: "Diagnóstico Automático de Doenças em Plantas Usando Imagens Digitais", o qual é co-financiado pela Fapesp (Proc. 2013/06884-8) e Embrapa (projeto SEG 03.13.00.062.00.00), o qual será finalizado em agosto de 2015.

O projeto terá três objetivos principais:

1) continuar a construção de uma base de dados contendo imagens de sintomas e descrições detalhadas de suas causas e consequências;

2) continuar o desenvolvimento do sistema de diagnóstico de doenças baseado em imagens digitais, com ênfase na sua extensão a culturas e doenças não contempladas no projeto co-financiado citado acima;

3) desenvolver sistema especialista que, tendo como ponto de partida as respostas dadas pelo sistema baseado em imagens, seja capaz de oferecer um diagnóstico mais preciso pela exploração de informações que vão além do escopo do sistema baseado em imagens. No caso deste terceiro objetivo, serão valiosos os conhecimentos adquiridos no projeto "Infra-estrutura virtual para apoio à tomada de decisão no diagnóstico e prognóstico de doenças de plantas" (SEG 02.06.09.005.00.00), liderado pela Embrapa Informática Agropecuária.

Browse

Collections in this community

Dados recebidos de pesquisadores parceiros

Dados recebidos de pesquisadores parceiros